domingo, 8 de janeiro de 2012

Estudando o livro de Provérbios capitulo 1...

Provérbios 1 - Parte 1...
Salomão inspirado pelo Espirito de Deus nos leva a conhecer os objetivos pelo qual Deus o levou a escrever este livro.
No verso de numero dois, ele inicia dizendo o seguinte: - Para se conhecer a sabedoria... E o que viria a ser sabedoria? É ter conhecimento de causa, noção e certeza, ainda no mesmo verso ele diz que o livro foi escrito para nos dar instrução, isso significa dar explicação  sobre um fato com conhecimento de causa, com entendimento com prudencia, e prudencia é a qualidade de quem busca evitar tudo o que julga ser uma fonte de erro ou de dano, é saber agir com cautela com precaução.
No versículo de numero três, Salomão diz que escreveu para quem ler receber instrução do entendimento, isso significa que ao ler a palavra de Deus precisamos compreender, pensar e conhecer o juízo, a opinião e a vontade de Deus em cada palavra escrita, Deus nos preparou através deste livro a bíblia sagrada o meio de conhecermos a Ele e aos seus propósitos.
Ainda no verso três diz sobre conhecer a justiça, o juízo e a equidade. Juízo nada mais é do que o ato de julgar um conceito uma opinião com bom senso com justiça, e a palavra justiça expressa a virtude de dar a cada um aquilo que é seu por direito, e a palavra equidade é a nossa disposição em reconhecer o direito igualmente de cada um. Ainda Salomão continua expressando os motivos dizendo que o livro foi escrito para dar ao simples prudencia, isso significa que Deus quer que tenhamos ausência de vaidade, que sejamos dignos e inteiramente honestos.
O versículo ainda diz que a intenção era que os jovens obtivessem conhecimento e bom siso. A palavra jovem aqui não se refere apenas a idade das pessoas, mas também aos que começam a trilhar nos caminhos de Deus e que ainda não conseguem discernir o que vem de Deus e o que não vem, isso mostra a preocupação de Deus com os novos na fé em faze-los crescer na graça e no conhecimento do Altíssimo deixando um manual para o bom desempenho da sua vida cristã nos padrões de Deus.
vs 5-" Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria".
O sábio é a pessoa que conhece bem aquilo ou aquele a quem deseja servir. Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: "Aquele que pensa que sabe muito vai descobrir em breve que ainda tem muito o que se aprender e saber".
Deus esta nos dizendo através de Salomão a mesma coisa, pois qualquer pessoa que se dispõe a seguir e servir a Deus com conhecimento vai descobrir em breve que quanto mais se mergulha na profundidade de Deus muito mais se descobre que ainda o conhece muito pouco e que precisa mergulhar mais fundo.
Para se conhecer a Deus precisamos primeiramente nos entregar totalmente a Ele, depois saber ouvir, isso é uma qualidade que precisa de treinamento, ouvir até que ouvimos, mas não com profundidade, saboreando as palavras. 
João 8:47ª  "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus!" 
Outra coisa que a bíblia afirma no livro de Tiago e em outros é que não devemos apenas ser ouvintes mas também temos a obrigação de ser praticantes da palavra (Deuteronômio 29:29) para termos crescimento espiritual, a palavra de Deus é como uma semente que quando cai e encontra terra boa germina, cresce vira arvore e produz frutos. (provérbios 9:9 diz:
- Dá instrução ao sábio e ele se tornará mais sábio; ensina o justo e ele crescerá em entendimento).
No versículo seis diz: - Para se entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações.
 A palavra provérbios é algo que pode ser semelhante a outra coisa, ou ser comparado a outra coisa, uma declaração comparativa com afirmação intensa extraída do nosso dia a dia, isso prova que Deus quer que tenhamos entendimento sobre cada questão da vida e que quando nos identificarmos como seu povo e tivermos a oportunidade de abrir a boca diante das autoridades da terra sejamos vistos como pessoas que tem sabedoria. Lucas 21: 15-"Porque Eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem". E ainda leia (Atos 6:8 ao 10).
vs7- "O temor do Senhor é o principio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."
A palavra temor aqui não é ter medo mas saber reverenciar, obedecer e respeitar a Deus, isso é só o começo para quem deseja ter sabedoria e habilidade para desempenhar as atividades da vida sob a vontade de Deus. A palavra louco também não se refere a pessoa doente que sofre de algum distúrbio mental, mas se refere a pessoa que sabe o que é certo mas não pratica, aquela pessoa que vive no erro por escolha própria, que adia o certo de Deus porque o certo de Deus no momento para essa pessoa é algo inconveniente.
vs8- "Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe."
Neste versículo fica claro o quanto Deus espera que nós os pais sejamos os primeiros a sermos exemplos, para que nossos filhos tenha um referencial sobre como proceder na terra como adoradores de Deus, pais desleixados com as coisas espirituais, que colocam Deus em segundo plano sempre formam filhos defeituosos espiritualmente falando, é a maneira de como apresentarmos nossa fé aos nossos filhos que fará a diferença na geração vindoura, como será a igreja desta próxima geração? Nos preocupamos com tantas coisas quando se relaciona ao bem estar de nossos filhos, mas na maioria das vezes não nos importamos em torná-los adoradores do Deus vivo.
no livro de deuteronômio 4: 5 ao 9 encontramos as seguintes advertências
- Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o chamamos?
- E que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós?
- Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas cousas que os teus olhos tem visto, e se não te apartem do teu coração todos os dias da sua vida; e a farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos;
Qual é o teu alvo de vida neste ano que se inicia? Mas do que todas as coisas que se pode encontrar busque a sabedoria,busque a presença do Senhor o conhecimento do Altíssimo.Tenha uma semana de vitória! (continua)...



Pastora Lenira.

2 comentários:

  1. grato pelo trabalho e foi importante aprender mais, que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir